Card Image

Fira Barcelona: uma referência mundial para eventos MICE

POSTAGEM

A Fira Barcelona é uma das empresas de organização de feiras mais importantes da Europa - tanto em termos de volume quanto de qualidade de eventos. Além da excelência de seus espaços, experiência organizacional e profissionalismo, a marca é líder do mercado espanhol e uma das expoentes da Europa, especialmente em feiras industriais e profissionais. O posicionamento de mercado da Fira está intimamente ligado à marca de Barcelona, uma das cidades mais dinâmicas do mundo, com mais de um século de tradição em feiras e eventos culturais e de negócios.

A Fira é um motor econômico, social e uma das melhores plataformas de negócios, promoção comercial, internacionalização de empresas, troca de conhecimento e atração de talentos. Oferece os melhores serviços logísticos, tecnologia e atendimento personalizado para que as feiras, congressos e eventos sejam um sucesso.

Anualmente, a Fira é responsável por organizar e atrair marcas e promotores que são líderes internacionais em vários segmentos, como alimentação, tecnologia, saúde, moda, indústria automotiva, entre outros. Além disso, auxilia as empresas a entrarem em novos mercados por meio da co-organização de feiras em diferentes países, como a Smart City Expo Curitiba, Smart City Atlanta, Smart City Doha e Smart City Shangai, entre outras.

Na perspectiva do ESG, a Fira desenvolve atividades focadas em sustentabilidade, no respeito ao ambiente e no apoio a diferentes iniciativas sociais com o forte compromisso de adotar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua estratégia. Fundada oficialmente em 1932, a Fira é um consórcio formado pela Câmara Municipal de Barcelona, pelo Governo Catalão e pela Câmara de Comércio de Barcelona, combinando propriedade pública com gestão empresarial autônoma.

“A Fira Barcelona é um dos principais organizadores de feiras do mundo, atuando como um grande ator internacional, promovendo congressos e exposições em diversos países ao redor do globo. É também responsável por muitos acordos com diferentes administrações e governos de vários países para o design e a gestão de novos ‘recintos feriais’. A Fira é um motor econômico e social, uma grande plataforma para os negócios, para a promoção comercial e do tecido industrial, para a projeção internacional das empresas, o intercâmbio de conhecimento e a atração de talentos.”

RICARD ZAPATERO - CEO DA FIRA BARCELONA

CCIB?

Desde novembro de 2021, a Fira também administra o CCIB (Centro Internacional de Convenções de Barcelona), que conta com 100 mil metros quadrados de área útil, 46 salas de reunião divididas em cinco pisos e mais de 100 eventos anuais. Com isso, a instituição fortalece sua competitividade e posição internacional, ao realizar uma gestão integral dos três principais espaços de feiras na cidade, juntamente com Montjuïc e Gran Via, totalizando 400 mil metros quadrados.

Conexão Barcelona - mundo

A Fira de Barcelona promove negócios de feiras internacionais com o objetivo de contribuir para a internacionalização das empresas e exportar sua experiência organizacional ao redor do mundo. Além dos eventos realizados em suas salas Gran Via, Montjuïc e CCIB, a Fira de Barcelona atua em vários países da Europa, América Latina, África e Ásia, onde organiza eventos em parceria com operadoras locais, por meio de acordos estratégicos e empresas subsidiárias. Com presença em diferentes mercados, ajuda a apoiar as empresas na sua expansão e capitaliza a sua experiência na organização de feiras em diversos setores industriais e tecnológicos. Nesse sentido, também presta consultoria a outras organizações e feiras.

Recorde na receita

Para a Fira de Barcelona, o ano de 2022 foi marcado pelo recorde de receita. Foram mais de 211 milhões de euros, um aumento de 234,8% no comparativo a 2021, além de um Ebitda recorde próximo dos 37 milhões de euros. Os números expressivos são devidos, em grande parte, ao período pós-pandemia, no qual os eventos internacionais de grande porte voltaram a ser realizados de forma presencial, movimentando toda a cadeia e promovendo a mobilidade de participantes de vários países. A expectativa para 2023 é que a organização volte a faturar mais de 200 milhões de euros.

Como novidade para este ano estão a realização, pela primeira vez, da Shoptalk, feira europeia dedicada ao varejo; a Global Public Transport Summit (UITP), conferência de transporte público; e o Congresso Mundial de Aeroportos. Além disso, a Gran Via receberá novamente a CPHI, a maior feira mundial da indústria farmacêutica.



FAÇA O DOWNLOAD

DA REVISTA

Primeira publicação dedicada ao universo MICE na capital paranaense, reunimos informações para ajudar seu negócio a se conectar com os consumidores e apresentamos um guia rápido com tudo que você precisa saber sobre a cidade

DOWNLOAD