A cidade mais inteligente do mundo é aqui
POSTAGEM
Uma cidade inteligente, inovadora e com projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo. O prêmio do World City Awards foi recebido pelo prefeito Rafael Greca, em novembro de 2023, na cidade de Barcelona, Espanha. O reconhecimento foi entregue durante o Smart City World Expo Congress, que é o maior fórum internacional de cidades inteligentes.
O reconhecimento é considerado um dos mais importantes do mundo nas áreas de inovação e cidades inteligentes. Para a premiação, a banca avaliadora analisa critérios como políticas públicas, programas, planejamento urbano, conectividade, sustentabilidade e ações de modernização. Desde 2017, temos demonstrado como Curitiba se diferencia das demais cidades, sendo pioneira em serviços de cidades inteligentes que incentivam o pensamento inovador, promovendo melhorias na vida dos curitibanos, adotando soluções alinhadas ao desenvolvimento sustentável e reforçando que a inovação só tem valor quando se transforma em processo social. A inovação é como a luz, não tem donos e deve ser compartilhada, multiplicada para que possamos ter um cenário cada vez melhor da humanidade que desejamos, celebra o prefeito Rafael Greca.
Na categoria em que a capital paranaense saiu vencedora, Curitiba buscou inovação, desenvolvimento social e sustentável e garantiu reconhecimento internacional. O Paraná foi eleito o estado mais inovador e sustentável do Brasil, de acordo com o ranking Bright Cities.
Vale do Pinhão
Fortalecer e potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia é o propósito do programa Vale do Pinhão. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, envolve secretarias municipais e o ecossistema de inovação de Curitiba, composto por todos os atores cujo objetivo é o desenvolvimento de inovação: universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups, e movimentos culturais e criativos.
Os pilares do programa são Educação Digital e Empreendedora, Reurbanização e Sustentabilidade, Tecnologia, Governança e Integração, Legislação e Incentivos Fiscais. O programa Cidade das Startups ajudou no desenvolvimento de 604 startups, sendo três delas unicórnios (Ebanx, Olist e MadeiraMadeira), companhias com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão.
As capacitações constantes e gratuitas oferecidas pelos programas Bom Negócio, Curitiba Empreendedora e Empreendedora Curitibana incentivam o empreendedorismo. Um ponto de destaque é a criação da Escola de Inovação de Curitiba, lançada em outubro de 2023.
Os nove Espaços Empreendedor realizam 991 atendimentos diários para mais de 210 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados de Curitiba. O serviço possui o Selo Ouro do Sebrae-PR, que representa a avaliação máxima sobre os atendimentos prestados.
Pirâmide Solar
Em uma iniciativa pioneira na América Latina, Curitiba inaugurou a primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro sanitário desativado. Conhecida como Pirâmide Solar, foi um presente para os 330 anos de Curitiba, comemorados em março de 2023. Nos primeiros seis meses de funcionamento, gerou 2.048,985 MWh (megawatts/hora), proporcionando uma economia de R$ 1,17 milhão aos cofres públicos municipais.
5G
A capital paranaense é a cidade com maior uso do 5G em todo o Brasil, segundo informações da prefeitura. A cidade foi uma das primeiras capitais a receber, ainda em 2022, o sinal da nova tecnologia de transmissão de dados via internet. As leis que regulamentam a instalação das antenas 5G foram atualizadas no ano de 2019. Em Curitiba, 310 pontos da cidade oferecem internet pública gratuita, conhecida como Wi-Fi Curitiba, com o objetivo de fomentar a inclusão digital. A cidade foi uma das primeiras a receber o certificado de Destino Turístico Inteligente. Em 2017, a prefeitura reduziu o Imposto Sobre Serviços (ISS) para eventos, facilitando a inclusão da cidade na rota de grandes apresentações, especialmente shows internacionais.