O futuro é agora
POSTAGEM
Os dados sobre o crescimento do segmento MICE no período pós-pandemia são promissores. Contudo, para que o setor continue em ascensão, é necessário inovar e oferecer diferenciais que atraiam os consumidores. Este texto reúne 5 tendências relacionadas à hospitalidade, algumas das quais já disponíveis para serem desfrutadas. Outras podem até parecer que fazem parte de filmes de ficção científica, mas certamente, em breve, poderão ser experimentadas por todos.
Esqueça a bagagem
Ao planejar uma viagem de avião, uma das maiores preocupações é a bagagem. Será possível levar tudo o que é necessário apenas na bagagem de mão? Quanto vai encarecer a passagem ao despachar uma ou mais malas? Para quem vai viajar para o Japão, esse pode não ser mais um problema. A empresa Any Wear, Anywhere oferece o aluguel de roupas para turistas que viajam ao país pela Japan Airlines, eliminando a necessidade de levar uma mala cheia. Além de prática, a iniciativa é sustentável; de acordo com a empresa, diminuir 10 quilos na bagagem de cada voo pode reduzir até 7,5 quilos nas emissões de CO2.
Tendências para o turismo de negócios
Eu, robô - O Japão é um dos berços da inovação mundial. Lá se encontra também o que é considerado o primeiro hotel do mundo com funcionários robôs, o Henn na Hotel Tokyo Ginza. No check-in, os hóspedes são recebidos por robôs multilíngues que falam inglês, coreano, japonês e chinês, embora haja também uma equipe humana de apoio. Todos os quartos são equipados com um guarda-roupa LG Styler, que higieniza automaticamente as roupas. Além disso, é possível alugar equipamentos de realidade virtual e patinetes elétricos LUUP.
Enquanto você dormia - O conforto do hotel nos momentos de descanso costuma ser um critério muito considerado na escolha do turista. No entanto, alguns hóspedes estão elevando essa prioridade a outro patamar, tornando-se verdadeiros “turistas do sono”. Este segmento, conforme análise da HTF Market Intelligence, deve crescer quase 8% até 2028. Além das máscaras de dormir, travesseiros de alta qualidade, cortinas blackout e pisos silenciosos, hotéis ao redor do mundo vêm oferecendo comodidades inovadoras, como menus de travesseiros personalizados, colchões com ajuste de temperatura e até a possibilidade de participar de sessões de “terapia do sono”, realizadas em redes suspensas em forma de casulo.
Fora de órbita - Ainda que por enquanto esteja restrito aos muito ricos, o turismo espacial já é uma realidade e a demanda é grande. A Virgin Galactic, empresa que oferece esse serviço, afirma ter 2,5 mil clientes na lista de espera para uma experiência de uma hora e meia no espaço, com passagens que custam a bagatela de US$ 450 mil (mais de R$ 2 milhões na cotação atual). Será um valor justo para a possibilidade de presenciar a um nascer ou pôr do sol além dos limites da Terra e um céu absurdamente estrelado enquanto se flutua em gravidade zero? A ideia de eventos MICE realizados no espaço pode não estar tão longe da realidade.
Churrasco de laboratório - Quando o assunto é alimentos e bebidas, uma tendência interessante é a carne cultivada. Não se trata, contudo, de carnes à base de plantas, já facilmente encontradas nas prateleiras dos supermercados, mas, sim, de uma proteína desenvolvida em laboratório a partir de células animais.
A Embrapa Suínos e Aves, por exemplo, esteve à frente de um estudo pioneiro no Brasil para o desenvolvimento de uma carne de frango cultivada em laboratório sob condições controladas. Essa tecnologia recria tecido animal em laboratório a partir de células animais, resultando em carnes equivalentes às naturais. Será que isso faria parte do cardápio do seu evento?