Invest Paraná promove as vocações do estado no Canadá*
POSTAGEM
Estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo segundo ano consecutivo, segundo o ranking da consultoria Bright Cities, o Paraná se destaca com produtos e processos produtivos que combinam tradição, sustentabilidade e tecnologia. Essa vocação do Paraná ganhou ainda mais destaque no mercado norte-americano após participação de 12 empresas paranaenses na feira Sial, neste mês, em Montreal, no Canadá.
A participação dessas empresas na Sial, maior feira do setor de alimentos e bebidas da América do Norte, foi facilitada pela Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado. O evento, realizado entre os dias 15 e 17 de maio, reuniu mais de mil expositores de 44 países e apresentou empresas paranaenses a importantes players do mercado alimentício.
Esta é a terceira edição consecutiva da feira com participação da Invest Paraná. Neste ano, pela primeira vez, com dois estandes exclusivos no pavilhão brasileiro, sendo um deles dedicado exclusivamente para produtos de erva-mate. A estrutura é resultado de uma parceria entre a Invest Paraná e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
10 empresas compuseram os estandes do Paraná com o Mapa. Elas foram selecionadas via chamamento público realizado pela Invest Paraná, que avaliou afinidade dos produtos com o mercado internacional e a maturidade exportadora das empresas. Com a oportunidade, pequenos produtores regionais ganharam novo espaço no mercado, tendo seus produtos apresentados aos visitantes da feira pelo Diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves, e pela gerente de Relações Internacionais, Bruna Radaelli. Além de produtos à base de erva-mate, foram levados produtos com mel, melado, geléia e chocolates.
Outras duas empresas atendidas pela Invest Paraná participaram da feira através de parceria entre a agência e a Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC). Com a participação, as empresas conferiram as principais tendências do setor, realizaram reuniões estratégicas e prospectaram negócios que estão em tratativa e devem ser anunciados em breve.
O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, avalia que o resultado positivo já era esperado, mas que o êxito de reuniões e negócios prospectados pela feira atestam a qualidade do trabalho da agência: “A Invest hoje se sente preparada para participar dessa e de outras feiras internacionais especializadas, levar empresários e abrir as portas para o mercado internacional”.
Internacionalização de empresas
A Invest Paraná possui representação em 12 países e mais de 120 contatos diplomáticos e comerciais em todos os continentes. Com essa conexão com os mercados globais, a Invest Paraná busca atrair novos negócios ao estado. Também atende às empresas paranaenses na qualificação para a exportação, facilitando a conexão com parceiros internacionais, e promovendo abertura de mercado internacional.
As missões internacionais promovidas periodicamente pela Invest Paraná são voltadas à abertura de mercados no exterior e à participação em feiras internacionais. Dessa forma, auxilia as empresas na expansão da presença internacional e na busca por novas oportunidades de negócios.
Vocações Regionais Sustentáveis
Das 12 empresas participantes da Sial, seis participam do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), ação da Invest Paraná que incentiva a bioeconomia de cada região do Estado, inserindo valor comercial à produção de pequenos empreendedores. O programa promove capacitação para a promoção dos negócios e empreendedorismo local, valorizando cadeias de valor do Paraná, a sustentabilidade e levando em conta os processos tradicionais e históricos de produção.
O VRS atua em quatro regiões. Na Mata Atlântica, com produtos de banana, palmito pupunha, açaí juçara, frutas sazonais e turismo. Na Região Centro Sul, com erva-mate e pinhão. No entorno da futura Represa do Miringuava, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, com a produção agrícola local. E no Vale do Ribeira, área com potencial turístico e grande produtora de tangerina.
O programa, além da já tradicional participação na Sial, também rende frutos com parcerias estratégicas, que promovem a produção local a níveis nacionais e internacionais. Neste ano, uma parceria com o Airbnb viabilizou a criação da rota de turismo sustentável “Coração da Mata Atlântica: segredos do Paraná”. Disponibilizada em uma página especial na plataforma online do Airbnb, a rota promove viagens que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais nas áreas de Mata Atlântica, nos municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba.
Para auxiliar os empreendedores locais a aproveitarem o potencial da rota, a Invest Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e a Grande Reserva Mata Atlântica, lançou um programa de incubação e capacitação para o turismo nos três municípios que fazem parte da rota. Os selecionados são acompanhados e instruídos em relação à gestão, finanças, marketing e boas-práticas.
(*Por Cristina Gresele / Invest Paraná)