Inteligência Artificial: aliada na indústria de eventos
POSTAGEM
No setor de eventos, as possibilidades de aplicação da IA são amplas, variando desde funcionalidades mais evidentes, como credenciamento digital e reconhecimento facial para entrada em congressos ou feiras, até o fomento de um networking personalizado. Uma pesquisa realizada pela plataforma de eventos on-line EventsX revelou que 75% dos CEOs e decisores do setor acreditam que a IA pode aprimorar a indústria. É importante destacar que a IA vai além de automação e robótica, englobando também a análise de dados para oferecer experiências mais customizadas e eficazes.
“Por exemplo, os organizadores de eventos dispõem de uma quantidade sem precedentes de dados sobre os participantes. Essas informações podem ser utilizadas para segmentar grupos e organizar atividades alinhadas com os interesses demonstrados”, escreveu Stefan Deeran, cofundador da Vendelux, plataforma de IA para profissionais de marketing de eventos, em seu artigo “How AI Will Transform Events”.
Ainda segundo Deeran, os organizadores também poderão utilizar sistemas de inscrição inteligentes para coletar dados que orientam a experiência do convidado. “Imagine recepcionar os inscritos com uma sacola personalizada ou promover um coquetel no qual os convidados recebam sua bebida favorita automaticamente, sem a necessidade de fazer um pedido”, acrescenta o especialista.
A Netflix, como exemplo, tem economizado anualmente US$ 1 bilhão ao empregar algoritmos de aprendizado de máquina para analisar os padrões de consumo de seus assinantes. Isso é feito por meio de recomendação de conteúdos, o que ajuda a diminuir a taxa de desistência dos usuários. O setor de eventos pode fazer algo semelhante. Com acesso a dados detalhados sobre o perfil e as preferências dos participantes de uma feira, seria recomendável sugerir estandes e empresas que mais se alinham aos interesses dos visitantes.
De acordo com a diretora de atendimento e planejamento da AirPromo, Lica Monteiro, a IA também pode liberar os organizadores de eventos para se dedicarem a questões mais complexas dos encontros, automatizando tarefas tediosas como a organização de layouts de estandes, a verificação de confirmações de palestrantes e o planejamento de mapas de assentos. “A utilização de ferramentas de IA nas etapas de planejamento e criação dos eventos são grandes aliadas do produtor, pois ajudam a antecipar e moldar a experiência de todos os envolvidos”, revela.
Se anteriormente os chatbots eram vistos como caros, pouco eficientes e de difícil implantação, essa percepção deve começar a mudar em breve. Com o suporte da IA, esses assistentes virtuais serão capazes de interagir com os participantes dos eventos, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações pertinentes, como detalhes da programação, em tempo real.
Além do mais, a IA poderá ajudar os organizadores de eventos a prepararem sessões de networking personalizadas. Em vez de contar com a sorte para que os participantes encontrem pessoas que contribuam significativamente para suas experiências, os planejadores poderão usar ferramentas de análise de perfil, preferências e comportamento, conectando assim participantes com interesses e objetivos similares.
A IA também pode ser uma ferramenta valiosa para superar as barreiras linguísticas em eventos, possibilitando a criação de legendas ou traduções simultâneas em diversos idiomas, sem a necessidade de vários intérpretes.
É importante ressaltar que a lista apresentada neste texto não é exaustiva, dado que as aplicações de IA no setor de eventos são diversas. Algumas dessas ferramentas já estão prontas para serem implementadas, enquanto outras ainda estão em fase de desenvolvimento. O que é indiscutível é que a indústria de eventos jamais será a mesma, beneficiando todos os envolvidos: organizadores, palestrantes, expositores, participantes ouvintes e, claro, os visitantes.