Litoral paranaense entra na rota turística dos cruzeiros
POSTAGEM
Em dezembro de 2023, o litoral do Paraná se destacou como novo ponto de embarque fixo na temporada de cruzeiros marítimos sul-americanos de verão. Desde então, os navios trouxeram 39.163 turistas para a região, injetando R$ 25 milhões na economia local, de acordo com a Prefeitura de Paranaguá.
Ao longo da temporada, que se estendeu de 1º de dezembro de 2023 a 8 de março de 2024, o Porto de Paranaguá foi cenário para 16 paradas de dois navios. O MSC Lirica, com capacidade para 2,6 mil passageiros, passou 15 vezes pelo litoral paranaense, oferecendo aos turistas a oportunidade de iniciar suas viagens para destinos como Itajaí (SC), Punta del Este (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Além disso, o porto foi usado para uma parada do MSC Musica, com mais de 3,3 mil passageiros.
Em temporadas anteriores, os cruzeiros que ancoravam em Paranaguá não permitiam o embarque ou desembarque de passageiros, tornando a novidade um fator de comodidade para os turistas paranaenses ao litoral do estado. “Antes, era necessário ir até Santos ou a outro porto brasileiro para embarcar em uma viagem de cruzeiro. Agora, são os turistas de outras localidades que vêm ao Paraná, chegando até mesmo dias antes do embarque, o que movimenta hotéis, restaurantes e serviços locais”, destacou o diretor-presidente da Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Além de impulsionar a economia durante a temporada, a entrada do litoral paranaense na rota de cruzeiros também fomenta o turismo na região a médio e longo prazo. “A companhia que opera estes cruzeiros estima que 87% dos turistas retornam às cidades onde os navios fazem parada. Isso é importante porque não são visitantes esporádicos, mas turistas em potencial que podem fazer novas visitas ao nosso estado”, salientou o diretor da Viaje Paraná.
“A inserção de Paranaguá nas rotas de cruzeiros marca, de fato, um novo capítulo no turismo do litoral do Paraná”, celebra a secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria ngela Plahtyn Torres. “A chegada do navio de cruzeiro alterou o perfil do turista que visita o litoral e transformou o comportamento do nosso setor turístico por completo. Com base nos indicadores desta temporada, já estamos planejando a próxima”, confirma a secretária.
Além do itinerário do verão de 2023/2024, a MSC já confirmou que Paranaguá estará na rota de cruzeiros do ano seguinte, e outras companhias também podem incluir o litoral paranaense em seus itinerários.
Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o porto se tornou uma escala permanente de cruzeiros após vários testes com navios de menor porte. “Faz parte do plano estratégico do governador Ratinho Júnior incentivar e fomentar o turismo no litoral paranaense. Aceitamos essa missão com o objetivo de pensar em soluções que pudessem contribuir com essa visão, por meio do porto de Paranaguá. Incluir a cidade na rota de cruzeiros foi a medida mais eficaz e atrativa que encontramos.”