Card Image

Feira Internacional de Destinos Inteligentes

POSTAGEM

A Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Esta convenção itinerante em que se reúnem profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, instituições, estudantes, líderes turísticos, organizações não-governamentais e funcionários públicos de turismo e tecnologia de todo o mundo, é uma oportunidade para divulgar experiências e facilitar relacionamentos com referências e tomadores de decisão nas esferas pública e privada.

Criada pelos membros do Instituto Cidades do Futuro da Argentina, entidade líder na movimentação e implementação do modelo de DTI na América, e organizada pela Cidades do Futuro, a FIDI 2024 ocorreu de 17 a 19 de março, na capital paranaense. 

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, destacou a importância do evento para a cidade. “A FIDI é algo que queríamos muito e estamos muito felizes em recebê-la. O tema inovação sempre esteve no DNA de Curitiba, que é considerada uma cidade inteligente, e isso faz cada vez mais sentido”, afirmou.

A Feira teve início com os renomados Prêmios Ibero-Americanos de Destinos Turísticos Inteligentes, uma iniciativa da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O objetivo desses prêmios é motivar, promover e reconhecer os destinos turísticos da região, bem como as organizações, do setor privado, acadêmico e do terceiro setor, em parceria com empresas. Em locais emblemáticos como o Jardim Botânico, o Mercado Municipal, o Museu Oscar Niemeyer e o Memorial Paranista, os mais de 50 finalistas apresentaram seus projetos, culminando em uma emocionante cerimônia no Memorial de Curitiba, onde os oito vencedores foram anunciados. 

No segundo dia, os participantes desfrutaram de conferências e palestras inspiradoras ministradas por palestrantes de renome nacional e internacional. O dia culminou com uma cerimônia solene, na qual estiveram presentes figuras de destaque do setor de turismo e do governo, representantes da Comissão Executiva da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, entre outros convidados ilustres convidados. 

O último dia do FIDI contou com mais palestras, painéis e workshops sobre soluções tecnológicas, modelos de dados e treinamentos no modelo Smart Tourist Destinations. Ao se aproximar do encerramento, a diretora de Negócios de Cidades do Futuro, Nicole Facuri, apresentou as conclusões e reflexões sobre o evento.

O secretário de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wending, revelou que a próxima edição da Feira FIDI será na cidade de Bonito (MS). Destino de ecoturismo reconhecido internacionalmente, Bonito alcançou a Certificação de Carbono Neutro como resultado do compromisso da comunidade local e do trade turístico na conscientização ambiental e redução das emissões de carbono. 
O encerramento da FIDI 2024 ficou a cargo da murga Asaltantes sin Patentes, de Montevidéu, Uruguai, no palco e nas ruas, proporcionando um final colorido e divertido à feira. 

A produção da FIDI foi realizada pela Air Promo, representando um enorme desafio devido à quantidade de espaços simultâneos, que foi enfrentado com sucesso, segundo a opinião dos participantes. O evento teve o apoio do Sesc e do Senac, além do patrocínio de várias entidades, incluindo iUrban.es; Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul; Município de Montevidéu; Prefeitura de Foz do Iguaçu; Casa Hoffmann; Instituto de Arte e Cultura de Curitiba; Sanepar; Universidade Federal do Paraná; Hard Rock Curitiba; Donweb; Compwire/Huawei; URBS; Wikittravel.ai; MNX On-line; WifiWiz; Donweb; Curitiba Sua Linda; Smart Moov e Curitiba Fab Lab, entre outros.


FAÇA O DOWNLOAD

DA REVISTA

Primeira publicação dedicada ao universo MICE na capital paranaense, reunimos informações para ajudar seu negócio a se conectar com os consumidores e apresentamos um guia rápido com tudo que você precisa saber sobre a cidade

DOWNLOAD