O público não quer eventos, mas experiências
POSTAGEM
O fim da pandemia já é passado. No entanto, o interesse do público por eventos presenciais cresce desde a retomada. Em um mundo cansado já do digital, com isolamento social e solidão em alta, a vontade de estar junto com outras pessoas é mais forte do que nunca. Porém, os frequentadores desses eventos estão se tornando cada vez mais exigentes. “Eles não se contentam em apenas participar de uma feira, uma conferência ou esperar em uma fila longa para receber um brinde sem utilidade em um estande de uma empresa”, afirma o CEO da AirPromo, Marcelo Defante.
Para eventos presenciais, o tempo é precioso. As pessoas hoje valorizam momentos bem aproveitados e a economia de tempo. “Elas querem vivenciar experiências marcantes e criar memórias para compartilhar nas redes sociais. Grandes eventos estão se destacando ao proporcionar esse ‘fator wow’ - o inesperado, a surpresa, o encantamento”, ressalta Defante.
A Era da Experiência começou em meados da década de 90, marcada pelo surgimento da internet e, posteriormente, com a popularização das redes sociais e dos smartphones. De acordo com Defante, essas tecnologias transformaram significativamente a maneira como as pessoas compartilham suas experiências, positivas ou negativas, sobre produtos e serviços que consomem. “Comentários sobre uma marca ou empresa não são apenas opiniões individuais, mas influenciam diretamente as escolhas de consumo de outras pessoas”, avalia.
Segundo ele, essa experiência vai além de apenas consumir algo. “Isso fica evidente quando falamos sobre eventos. Contar aos colegas como foram as palestras e discussões é falar sobre o principal aspecto do evento: o conteúdo. Mas, se o participante relata também como foi a chegada ao local, as experiências das marcas patrocinadoras, as opções de alimentação, os brindes oferecidos, a estrutura do evento, o processo de compra e as filas, ele descreve a experiência completa do evento”, exemplifica.
“São essas experiências que geram histórias para contar, que destacam certos serviços e produtos em relação a outros, que criam fidelidade entre os clientes e aumentam a lucratividade, ano após ano”, garante.
Surpreender um público tão exigente como as novas gerações pode ser desafiador, pois o que impressiona em um evento rapidamente se torna ultrapassado. Então, é preciso conhecer bem o público-alvo, buscar constantemente inovações e contar com a criatividade. Elementos como exclusividade, propósito, storytelling, interatividade e conectividade fazem parte dessa estratégia.
Aqui está o que temos observado ao redor do mundo:
Engajamento pré-evento
A preparação para um evento começa bem antes da abertura das portas. É interessante manter os convidados ansiosos pela realização do encontro, seja com ações on-line ou offline. Utilize estratégias como teasers envolventes nas redes sociais, contagem regressiva, enquetes e prévias de conteúdos. Além disso, aplicativos de eventos podem ser usados para reservar lugares em palestras mais concorridas e facilitar o networking antecipado. O organizador tem o papel vital de não só disponibilizar essas ferramentas, mas também de criar um espaço atraente para encontros e interações, enriquecendo a experiência de networking, que é um aspecto crucial em eventos de negócios. (buscar aplicativos de eventos e printar a parte do networking).
O momento “wow”
Para os participantes, é essencial uma jornada envolvente do começo ao fim, destacada por um momento “wow” inesquecível. Pode ser um show de luzes e fogos de artifício, apresentações de dança, atuações teatrais temáticas ou algo mais exclusivo, como um espetáculo de drones personalizado que desenha o logotipo da empresa no céu ou uma aparição inesperada de uma personalidade. Além disso, é possível colocar artistas e produtos no palco com o uso de holografia e realidade aumentada, transformando o esperado em algo extraordinário.
Atividades imersivas
Para criar momentos inesquecíveis, eventos podem incluir atrações surpreendentes como aventuras individuais ou em equipe, cabines fotográficas, experiências gastronômicas interativas e realidade aumentada, transformando os participantes de meros observadores em protagonistas ativos da experiência.
Destino “wow”
O local do evento faz toda a diferença na hora de oferecer uma experiência completa aos participantes, oferecendo-lhes não só o evento em si, mas a chance de se encantar pela cidade e desejar retornar a ela por lazer. O objetivo da indústria MICE local é garantir que o evento proporcione uma descoberta autêntica do destino, por meio de atrações e atividades únicas. Neste contexto, o apoio do Convention & Visitors Bureau é sempre bem-vindo.
Personalização
A personalização é essencial para o sucesso dos eventos. O objetivo é tornar o participante parte integrante do acontecimento e proporcionar a sensação de que tudo foi pensado especialmente para o seu entretenimento. Oferecer experiências VIP, um aplicativo para personalização de atividades, mentoria personalizada, lançamentos exclusivos, cardápios customizados, networking segmentado e estações para personalizar brindes são algumas das maneiras de alcançar essa conexão. Essa atenção aos detalhes faz com que os participantes se sintam valorizados, gerando fidelidade e uma conexão emocional com as marcas e os eventos.
Valorizando emoções e sensações
O marketing de experiência, que usa as emoções, sensações e percepções para envolver o cliente, foi exemplificado pela mineradora Vale, no Hacktown 2023, com a criação de uma “caixa de areia”, disponibilizada até para crianças. Essa areia especial foi resultado de 8 anos de pesquisa e investimento de mais de R$ 50 milhões, procurando solucionar uma importante questão ambiental ao evitar a extração predatória de areia. Adicionar elementos sensoriais, como cheiros e sons torna a experiência ainda mais completa.
O básico é imprescindível
Contar histórias é fundamental para transformar eventos em experiências que criam laços com os participantes. No entanto, nada vale oferecer as melhores ao público se fatores básicos, como iluminação, sonorização e cobertura de Wi-Fi, falharem. Utilizar tecnologia para evitar inconvenientes, como filas longas ou a falta de assentos, é uma estratégia eficaz. Portanto, antes de buscar o “fator wow”, é essencial assegurar que imprevistos não ocorram.
A Economia da Experiência
A digitalização e a consciência social do século XXI provocaram uma mudança no comportamento do cliente. Um estudo realizado pela Eventbrite e Harris Poll em 2014 revelou que 78% dos consumidores preferem investir em experiências ou eventos do que comprar produtos, impulsionando ainda mais a crescente “Economia da Experiência”.
Por décadas, prevaleceu o marketing tradicional, focado no produto. Mas, em 1999, Joseph Pine e James Gilmore introduziram na Harvard Business Review a ideia da “Economia da Experiência”, marcando uma revolução no marketing de marcas.
A evolução das eras econômicas é ilustrada pela trajetória do café:
> Na era das commodities, o foco era o grão, vendido diretamente de fazendas ou feiras para ser preparado em casa.
> Na era dos produtos, o café torrado passou a ser vendido em mercados e ainda preparado em casa.
> Na era dos serviços, passamos a comprar o café pronto, incluindo variações como cappuccino e espresso.
> Na era da experiência, a compra envolve não apenas o café pronto, mas a experiência do ambiente onde ele é consumido.
O enfoque na Economia da Experiência deu origem a lojas especializadas, como a Starbucks. Nestes locais, o cliente paga até dez vezes mais para desfrutar de uma atmosfera especial: sentar-se numa poltrona confortável, ouvir música relaxante, ter acesso ao Wi-Fi grátis e o seu nome escrito no copo, transformando completamente a experiência do café.
A Era dos Hologramas
A holografia está revolucionando eventos, desde lançamentos de produtos com visão 360 graus sem modelos físicos até exibições educacionais que tornam acessíveis e cativantes determinados conceitos complexos. Essa tecnologia tem sido muito eficaz para marcas que desejam oferecer experiências únicas e memoráveis aos clientes.
Por meio da holografia, fãs podem assistir a um show do ABBA em Londres, o primeiro desde 1982, onde a tecnologia mistura imagens holográficas do grupo a músicos ao vivo, levando o público a uma experiência sem igual. Em novembro, a capital inglesa também apresentará um show inédito de Elvis Presley, por meio de inteligência artificial (IA), holografia e realidade aumentada com teatro ao vivo e efeitos multissensoriais. A Layered Reality usou milhares de fotos pessoais de Elvis e vídeos caseiros para criar novas performances inéditas do rei do rock.
Uma forma diferente de consumir cinema
A Fork n Film está transformando a experiência de assistir a filmes em Los Angeles, Nova Iorque e Londres, ao unir cinema e gastronomia em exibições multissensoriais. Os espectadores não só assistem ao filme, mas também degustam pratos inspirados nele, servidos sincronizadamente com as cenas correspondentes. Embora os ingressos possam custar até US$ 300, as sessões esgotam rapidamente, evidenciando o interesse por essa imersão única no cinema.
Essa inovação transforma a ida ao cinema em uma jornada sensorial completa, mergulhando o espectador no universo do filme por meio do paladar, além da visão e da audição. Imagine saborear o mesmo milk-shake de Uma Thurman em “Pulp Fiction” durante a cena icônica, ou se deliciar com as sobremesas de “Maria Antonieta” ao ver Kirsten Dunst cercada por elas. Em “Harry Potter”, itens como a cerveja amanteigada e o bolo de aniversário de Harry trazido por Hagrid ganham vida, enriquecendo a experiência cinematográfica.
Arte sem molduras
A experiência de apreciar uma obra de arte ganhou novo sentido com as exposições multissensoriais, chegando ao Brasil há alguns anos e, em particular, a Curitiba, em 2023, com a mostra “Van Gogh e Impressionistas”, no Shopping Estação, atraindo mais de 130 mil visitantes. Por meio de projeções digitais avançadas, realidade virtual e um show de luz e som, esse tipo de exposição oferece um mergulho completo nos universos de renomados artistas, permitindo uma vivência única de suas obras.
Personalização atraindo leads
Na ExpoFenabrave, a Tecnobank atraiu mais de 1.000 leads com uma estação de café, que servia bebidas com a foto do cliente impressa na espuma. Essa personalização fortaleceu a conexão emocional dos clientes com a empresa de tecnologia, além de impulsionar bons negócios.