Card Image

Curitiba é o terceiro destino do Brasil com mais viagens corporativas

POSTAGEM

Com um crescimento de 13% na quantidade de diárias, Curitiba se classificou como a terceira cidade brasileira  que mais recebeu turistas para viagens corporativas em 2023. Essas informações são da plataforma especializada Omnibees e foram apresentadas no Fórum Panrotas 2024, realizado nos dias 5 e 6 de março.

Este avanço permitiu que a capital do Paraná ultrapassasse Brasília, posicionando-se atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro no ranking de viagens corporativas. Curitiba se destacou ainda pelo significativo aumento no total de pernoites, registrando um acréscimo de 21%.

O estudo também revelou a variação média nas tarifas das diárias em cada  cidade. Com um aumento de 16%, Curitiba ficou abaixo da média nacional, que foi de 19% no preço das hospedagens. 

Curitiba é referência na área de turismo de negócios no Brasil devido à qualidade de seus serviços (transporte, hospedagem e gastronomia) e à infraestrutura para esse tipo de turismo. A cidade dispõe de 158 espaços com capacidade conjunta para acomodar 245 mil pessoas. Além disso, a capital paranaense conta com 143 meios de hospedagem: 123 hotéis; 9 flats/apart-hotéis; 9 hostels e 2 pousadas, totalizando 17.677 leitos disponíveis. Dessa oferta, 89,7% corresponde a hotéis, 7,3% a flats ou apart-hotéis, 1,9% a hostels e 0,9% a pousadas. Curitiba também é reconhecida por ter o aeroporto mais bem avaliado do país e uma malha rodoviária exemplar.

Segundo o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque, 2023 foi um ano de grande movimentação nos aeroportos e expressivo crescimento nos setores de serviços e hotelaria. “O NH Curitiba The Five viu expansão em várias áreas ao longo do ano, beneficiando-se de investimentos que trouxeram bons frutos e alcançaram nossas expectativas. Nossa taxa de ocupação subiu 17%, e o ADR (diária média do hotel) cresceu 21% em comparação com 2022. Além disso, o número de hóspedes do hotel aumentou 11% em 2023”, celebra. Albuquerque relata que os hóspedes ficam na cidade, em média, de um dia e meio a três dias – um período muito curto para aproveitar tudo o que Curitiba tem a oferecer.

Para fomentar ainda mais o turismo corporativo na cidade, o prefeito Rafael Greca sancionou, em 2017, a Lei Complementar n.º 107, que reduziu a alíquota do ISS de 5% para 2% para eventos como feiras, exposições, congressos e shows.


FAÇA O DOWNLOAD

DA REVISTA

Primeira publicação dedicada ao universo MICE na capital paranaense, reunimos informações para ajudar seu negócio a se conectar com os consumidores e apresentamos um guia rápido com tudo que você precisa saber sobre a cidade

DOWNLOAD