Card Image

Parque Jaime Lerner: berço da arte e de bons negócios

POSTAGEM

Em meio ao agitado cenário urbano, a Ópera de Arame surge como um refúgio  no bairro São Lourenço, em Curitiba (PR). O complexo de eventos – que faz parte do Parque Jaime Lerner – encanta turistas e curitibanos com a harmonia e beleza geradas pela composição da arquitetura tubular e teto transparente do teatro junto à fauna e flora presentes. Ainda, a paisagem é complementada por um lago com passarela de acesso, cascata e um belíssimo paredão de pedra. 

Dividido em três espaços, o complexo oferece estrutura completa para eventos dos mais variados estilos e portes, como shows, formaturas e eventos corporativos. A Ópera de Arame comporta 1.572 espectadores na forma tradicional de plateia, com total acessibilidade, sem contar com a capacidade de recepção e do restaurante Ópera Arte (OA), localizado abaixo do teatro. Nascido em 2015 como quiosque de alimentação, o OA se expandiu e reformulou a estrutura a partir da experiência do cliente, com foco em momentos únicos e na boa gastronomia. 

Formatos inovadores

Além dos formatos tradicionais, a Ópera de Arame é destaque em inovação de eventos. Um deles é o Vale da Música, com programação fixa de shows instrumentais ao ar livre que acontecem em um palco flutuante sobre o lago. Os visitantes podem acompanhar as apresentações degustando um bom drink no deck do OA, que tem vista privilegiada do palco. Por conta do formato aberto, também é possível aproveitar as apresentações junto à natureza em outros espaços do complexo. 

Outra novidade é a possibilidade de montar o palco de forma invertida, que transforma o espaço da plateia convencional em um rico cenário estampado pela arquitetura característica do cartão-postal curitibano. Essa ideia foi implementada no lançamento oficial da empresa Arlequim – destaque no setor tecnológico e no serviço de computadores virtuais –, que promoveu um concerto com orquestra e coro combinado à tecnologia e inovação, projeção de imagens, transmissão ao vivo e um coquetel exclusivo.

“A Arlequim e a Orquestra e Coro Anima Musicale se uniram para criar novos diálogos e lançar novas tendências em um espetáculo em que o real e o virtual, o antigo e o novo marcaram presença e caminharam juntos ao futuro”. DIRETOR-GERAL DE ÁUDIO E VÍDEO DO ESTÚDIO TRILHAS URBANAS E DIRETOR TÉCNICO E ARTÍSTICO DO ARLEQUIM OPERA IN CONCERT, DIRCEU SAGGIN. 

Arte e futuro: Arlequim Opera in Concert

Idealizada em 2022, a empresa Arlequim foi lançada oficialmente como um case de sucesso no segmento de eventos, fazendo parte da programação oficial do Smart City Expo Curitiba 2023. Com equipes multidisciplinares da Arlequim Technologies, Alma Musical Produções, Air Promo, GPAC Comunicação Integrada, Paideia Produções Artísticas e Trilhas Urbanas Produções, a reorganização do palco para a viabilização da estrutura invertida foi planejada a partir do mapeamentos 3D da Ópera de Arame - o que possibilitou não somente na visualização da qualidade artística do espetáculo, mas também garantiu o conforto e a segurança dos envolvidos. 

“Foi por meio dessa tecnologia que conseguimos trazer uma prévia de como seria o evento em pleno funcionamento. Dessa forma inovadora, agilizamos diversas etapas de aprovação e alterações que foram surgindo no decorrer do projeto”, explica o diretor de Relações Institucionais e Novos Negócios da AirPromo, Rafael Maia. 

Foram mobilizados 55 músicos, instrumentistas e cantores, que realizaram um espetáculo que permeia gerações. Sob a temática de unir passado, presente e futuro, jovens e adultos performaram canções clássicas, como Alegria, renomada canção do Cirque du Soleil composta por René Dupéré, e ícones como Bohemian Rhapsody, da banda Queen. 

Ao final do espetáculo, uma surpresa: um duelo ao vivo entre o violinista Winston Ramalho e o violinista virtual Arlequim, personagem da empresa que ganhou vida nos painéis em LED, performando a obra Ode à Alegria (9.ª Sinfonia), de Ludwig Van Beethoven e Friedrich Schiller. 

“Arlequim Opera in Concert foi um desafio porque, tal como o propósito de disrupção da empresa Arlequim, tivemos que ser disruptivos, buscando unir a beleza da arte musical e o virtuosismo aliado à tecnologia. Assim, introduzimos o avatar virtual que fez uma bela dupla com o solista que estava no palco.” DIRETORA-GERAL DA ORQUESTRA E CORO ANIMA MUSICALE E DO ARLEQUIM OPERA IN CONCERT, SARITA ZLOTNIK JACOBOVICZ. 

Para que tudo fosse possível, foram utilizados equipamentos de ponta que garantiram a melhor qualidade técnica audiovisual, tanto para os 236 convidados distribuídos nos treze degraus de plateia (construídos no sistema de palco invertido) quanto aos virtuais, via live no YouTube da Arlequim, que alcançou cerca de quatro mil visualizações. Para monitoria, foram instalados dois pontos principais: o sistema de sonorização ultra moderno e uma switcher móvel, ao fundo da plateia e no espaço externo ao teatro, respectivamente. 

Join Arlequim

Seguindo a tendência de mercado “as a service”, a Arlequim é uma empresa especializada em computadores virtuais de alta performance possíveis de serem acessados em máquinas com qualquer configuração. O setor público é um dos principais focos da empresa, que iniciou seus trabalhos na área de educação com o case de atendimento às escolas públicas de Osasco (SP). Além de melhorar o desempenho dos computadores, o uso das máquinas virtuais amplia em mais de 50% a vida útil do equipamento e reduz o impacto ambiental nas cidades, o que diminui a produção de lixo eletrônico. 

Sediada em Curitiba, a empresa atua nacionalmente e tem por princípios a qualidade, a segurança com criptografia de ponta a ponta, as funcionalidades avançadas de gestão e a redução de custos. É formada por um grupo com mais de 30 anos de experiência no setor tecnológico, de infraestrutura e desenvolvimento de sistemas. 


FAÇA O DOWNLOAD

DA REVISTA

Primeira publicação dedicada ao universo MICE na capital paranaense, reunimos informações para ajudar seu negócio a se conectar com os consumidores e apresentamos um guia rápido com tudo que você precisa saber sobre a cidade

DOWNLOAD