Card Image

E não é só isso! Curitiba é muito mais!

POSTAGEM

Barreado, apfelstrudel, cheers, steak tartare, gyoza, risoto. Se sozinhas essas palavras não fazem sentido, no paladar dos aventureiros gastronômicos elas dispensam explicações porque se justificam pelos sabores inconfundíveis. Os  fãs da boa gastronomia encontram em Curitiba a diversidade da cozinha internacional com a qualidade de produtos originários das regiões tradicionais dos pratos. 

O resultado é uma cidade com opções variadas de restaurantes e bares inspirados em diversas nacionalidades, comprometidos a convencer os visitantes que um pedacinho de um país (e do mundo) está ali pertinho. Quem disse que não é possível dar a volta no planeta com alguns passos?  

O Antonina 336, por exemplo, oferece um cardápio inspirado nos ingredientes do litoral paranaense. Banana, palmito e siri são apenas alguns dos ingredientes usados nos pratos que surpreendem pelo frescor dos insumos e delicadeza dos sabores. A decoração do restaurante segue a temática, aliando a despretensiosidade dos elementos naturais com o aconchego das casas típicas da cultura caiçara. 

Já o Coin se define pela boa gastronomia de esquina. O restaurante comandado pelo reconhecido chef Ivan Lopes apresenta um cardápio enxuto totalmente compensado pela execução primorosa dos pratos em uma  gastronomia moderna. O magret au poivre vert com risoto de beterraba surpreende pelas cores e paladar, enquanto o polvo grelhado se destaca pelos sabores delicados. 

O La Varenne dispensa apresentações aos curitibanos, mas merece destaque aos visitantes com a sua gastronomia franco-italiana executada com apuradas técnicas da alta gastronomia. Além de contar com fornecedores locais selecionados, o La Varenne também traz para a sua cozinha ingredientes como o peixe selvagem do Alasca, o tartufo da Sardenha e as massas frescas e extremamente leves, produzidas de forma artesanal. 

Também com padrão internacional, o Manu proporciona uma experiência inesquecível. O restaurante comandado por Manu Buffara, eleita a melhor chef mulher da América Latina em 2022, pelo ranking Latin America’s 50 Best Restaurants, tem um cardápio inspirado na agricultura sustentável, no alimento justo e com respeito ao tempo de espera de cada colheita.  Antes de abrir seu endereço próprio, a curitibana passou por lugares renomados, como o Noma, em Copenhague – eleito o melhor restaurante do mundo por cinco anos -, e o badalado Alinea, em Chicago. 

O Bobardí é outro clássico curitibano que faz jus à fama: o despertar da gastronomia que diz um não à “gourmetização”. A proposta do restaurante é uma releitura dos pratos clássicos da alta gastronomia internacional, de forma despretensiosa e descomplicada. Uma nova versão que apresenta comida de verdade, bem temperada e que respeita a essência dos ingredientes. O ambiente moderno destaca a jabuticabeira ao lado da escada que leva ao segundo piso, sendo um show à parte. 

Com um dos melhores brunchs de Curitiba, o Nomade (restaurante do Hotel  Noma) apresenta mais que um café da manhã com almoço. O cardápio inclui uma sequência de pratos fixos com valor fechado por pessoa, com menu inovador. Os pratos são inspirados em sabores regionais, que contam com ingredientes artesanais e de origem. O restaurante, que funciona diariamente no café da manhã, almoço e jantar, segue o conceito inovador do hotel, mesclando ambientação de biblioteca, sala de estar, bar e restaurante. 

Ainda pensando em brunch? A Brød Bakery dá nome e sobrenome nessa categoria. Inspirada em países escandinavos (Noruega, Suécia e Finlândia), a padaria artesanal com cafés especiais é a queridinha dos curitibanos que querem juntar o desjejum com o almoço. A fachada de vidro se estende por dois andares, contando ainda com decoração moderna de inspiração nórdica, e uma parede grafitada que representa um viking. Não deixe de provar o Scandinavian Breakfast, que contempla fatias do pão Rugbrød, salmão curado Gravlax, almôndegas suecas, ovos mexidos, grønne pannekaker (panqueca verde de ervilha), iogurte natural nórdico, picles e chutney de cebola roxa. 

Para os fãs de uma boa taça de vinho, a aposta certeira é a Adega San Vicente  Localizado no Shopping Novo Batel, o restaurante possui um ambiente aconchegante, que convida para um happy hour ou um late dinner, quando são servidos drinks e comida autoral “da terra e mar”. A menção honrosa vai para o steak tartare servido em cones de massa harumaki com mostarda dijon,  além do camembert prosciutto, acompanhado de crispy de presunto parma. 

O Bar do Alemão é visita obrigatória para turistas que vêm de todas as partes do mundo para Curitiba. Sempre muito frequentado pelos curitibanos e adoradores dos “submarinos” perigosos (se não conhece, apenas peça essa bebida ao garçom), o bar tem capacidade para 700 pessoas e uma decoração temática que acompanha o cardápio tradicional.  

O Schwarzwald serve o prato típico curitibano: a carne de onça (não se assuste, não é carne de onça de verdade).

Procurando por drinks mundialmente reconhecidos? Uma ótima opção é o Five Lounge. O espaço fica no 2.º andar do Complexo The Five, anexo ao Hotel NH, e oferece uma variedade de coquetéis e vinhos em ambiente descontraído e com excelente gastronomia. Completando o cardápio, uma seleção de tapas acompanha as bebidas do bar. De sobremesa, os famosos churros espanhóis, servidos com doce de leite, chocolate três texturas, com cristais de sais, e pastel de massa filo com maçã e nozes, coberto por calda de damasco. 

Pare o mundo! Eu quero…tirar uma foto. Um dos espaços mais instagramáveis de Curitiba também é o lugar com várias opções de drinks e gastronomia além do óbvio. No Officina Restô Bar, a coxinha é de pato e o nhoque é de mandioquinha. A sobremesa é S’mores e o fondue é de doce de leite na lata. Dá até pra pedir drinks que não estão no cardápio. Se a cozinha tiver os insumos, a equipe fica feliz em preparar. 

Aproveite o pensamento fora da caixinha para se aventurar no Punk Cuisine e questione todas suas convicções. Com fusão de técnicas e cozinhas que misturam as culinárias asiática e contemporânea, o restaurante é a experiência gastronômica que você precisa vivenciar. Na cozinha “gastrointuitiva”, o espaço do preparo dos alimentos não tem paredes, permitindo que os clientes tenham acesso a tudo que acontece lá dentro, e participem do processo.

Em um dos únicos rooftops de Curitiba, o Fun’iki oferece uma experiência completa de gastronomia japonesa e coquetelaria. Dentre suas muitas definições no dicionário japonês, Fun’iki significa “Vibe”, nome do club renomado que é sede do restaurante. Dos clássicos da coquetelaria internacional aos contemporâneos e autorais, a carta é composta por mais de 20 coquetéis, alguns deles assinados pelo bartender Julio Perbichi. Servidos em taças e copos temáticos e exclusivos, trata-se de uma experiência completa que une sabor e visual. Os pratos à base de peixes e crustáceos, entre eles o raro ouriço--do-mar, também são surpreendentes.

Finalizando a noite, o +55 é a brasilidade que o número da Discagem Direta Internacional representa. É um espaço único em Curitiba. Além de promover shows disputados e baladas memoráveis, é também um misto de casa noturna, bar e restaurante, que oferece as culinárias contemporânea e japonesa. A gastronomia de alta qualidade se reconhece nos sabores e na descontração, e no menu que mistura toques casuais e descontraídos com muitas referências ao Brasil, principal inspiração da casa.


FAÇA O DOWNLOAD

DA REVISTA

Primeira publicação dedicada ao universo MICE na capital paranaense, reunimos informações para ajudar seu negócio a se conectar com os consumidores e apresentamos um guia rápido com tudo que você precisa saber sobre a cidade

DOWNLOAD