RECORDE DE PÚBLICO: Natal de Luz de Curitiba
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Um mês de luzes acesas, cores vibrantes e sons que anunciam a grande festa do encontro. Dezembro é mágico! É um período para agradecer e refletir sobre a vida e as pessoas que estão ao nosso redor. Celebrar é palavra de ordem, e Curitiba sabe disso. Com a programação gratuita de Natal mais extensa do Brasil, a capital paranaense atraiu mais de 2 milhões de visitantes durante os dias de evento. Ao todo, 2.076.818 pessoas participaram das mais de 100 atrações gratuitas oferecidas pela cidade.
Esse total marca um crescimento de 111% em relação a 2022. As festividades natalinas contaram com a presença de 311.522 turistas, estabelecendo mais um recorde para o evento. A 7.ª edição do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais ofereceu 47 dias de festividades, iniciando em novembro e estendendo-se até janeiro de 2024. “O Natal de Curitiba superou todas as expectativas e se consagra como a maior celebração natalina do país. É um evento democrático, que espalha por toda a capital uma programação repleta de luz,música, dança e clima de confraternização. O Natal é também um evento de prosperidade para a cidade, movimentando toda a economia criativa e o setor de turismo, gerando emprego e renda”, celebra o prefeito Rafael Greca.
Parcerias de sucesso
A edição de 2023 do Natal de Curitiba também estabeleceu um novo recorde com o engajamento de empresas dedicadas a posicionar a capital paranaense como um destino turístico de destaque nessa época do ano. As marcas patrocinadoras contribuíram, destacando a habilidade de Curitiba em promover inovação e inteligência nas parcerias público-privadas: Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Universidade Positivo, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, PUCPR-Marista, Midialand e Banco do Brasil.
Floresta Encantada Electrolux
Localizada na Escola da Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli, bairro Pilarzinho, a Floresta Encantada Electrolux atraiu 44.256 visitantes, que não apenas se encantaram com a decoração luminosa, mas também se conscientizaram sobre a importância do cuidado com o planeta e o meio ambiente. A gerente de Marketing da Electrolux Brasil, Isabella Maimone, destacou a parceria com a prefeitura como essencial para o sucesso da atração. “Encerramos mais uma edição do Natal Luz dos Pinhais com nosso propósito cumprido de transformar para melhor a vida das pessoas que passaram pela Floresta Encantada Electrolux. Foram mais de 40 mil visitantes que tiveram a oportunidade de experienciar a magia e o encanto do espaço, além de levarem aprendizados valiosos sobre uma vida mais sustentável para suas casas”, comemora.
Natal na Rua XV
Na Rua XV de Novembro, o Boticário transformou o calçadão de pedestres mais famoso do Brasil com atrações que encantam, como uma roda-gigante iluminada, uma árvore de Natal viva com cerca de 3.200 plantas e um espetáculo natalino inédito. As experiências cativaram crianças e adultos, além de impulsionar o turismo e o comércio local. A instalação da roda-gigante ao lado da Praça Osório representou o maior desafio da AirPromo nessa ação. A inauguração, com a peça “Natal nas Alturas: O Amor Presente” — o primeiro espetáculo do Brasil numa roda-gigante, com um elenco de músicos e bailarinos dirigidos por Nana Mercury —, encantou todos os presentes. A atração contou com a participação de 36.375 visitantes nos 38 dias de funcionamento.
“O Boticário patrocinou pela terceira vez consecutiva o Natal de Curitiba. Nossa roda-gigante iluminada, uma das principais atrações do Natal de Curitiba — Luz dos Pinhais, foi palco até de pedido de casamento e a oportunidade de muitos visitantes de verem, do alto, a beleza do calçadão da Rua XV pela primeira vez e, claro, complementamos a experiência presenteando milhares de curitibanos com perfumarias em miniatura. Um agradecimento pelo amor que a cidade tem pela marca, fortalecendo ainda mais os laços com a capital que é o berço do Boticário”, conta Jacqueline Tobaru, gerente de Marketing Regional d’O Boticário. Ainda na Rua XV, o tradicional Natal do Bradesco, no Palácio Avenida, atraiu ainda uma plateia de 100 mil pessoas.
Natal Ligga
Outra ação desenvolvida pela AirPromo na capital paranaense foi o Natal Ligga, que contou com diversas atrações em dois pontos da cidade. Um deles foi no icônico Parque Barigui, onde foram instaladas quatro árvores de Natal iluminadas que flutuavam no lago, 12 portais de sete metros de altura com arabescos e os signos natalinos de Curitiba e mais de 5 mil metros de luzes tecendo as árvores do Barigui. As atrações atraíram 250 mil espectadores para o local.
Para garantir uma experiência de Natal inclusiva, a AirPromo disponibilizou scooters para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no Espaço AirPromo. “Priorizamos experiências transformadoras e a acessibilidade, um direito fundamental, que tem um impacto tão significativo quanto o espírito natalino, lembrando-nos da possibilidade de construir um mundo mais solidário, cultural e humano”, detalhou Rafael Maia, diretor de Relações Institucionais e Novos Negócios da AirPromo.
Na Praça Afonso Botelho, ao lado da Ligga Arena, o Natal Ligga trouxe uma imponente árvore de Natal, oficinas infantis e uma decoração deslumbrante nas árvores e na concha acústica, que contou com uma programação mensal de apresentações musicais para todos os gostos.
Constelação Natal
Como parte das atrações que consolidam Curitiba como a capital brasileira do Natal, a primeira edição da Constelação Natal atraiu mais de 110 mil pessoas para o campus sede da Universidade Positivo. A atração se inspirou na astronomia para realizar um dos eventos mais completos de Natal do país, que contou com pedalinhos no lago da universidade, roda-gigante, cinema de Natal ao ar livre, feira de artesanatos natalinos, parque de diversões infantil, show de fogos de artifício e muito mais.
“O Natal de Curitiba é um dos eventos que mais ganhou força no Sul do país ao longo dos últimos anos. Fazer parte desse projeto por meio da Constelação Natal é uma forma de inserir a marca no imaginário de Curitiba e trazer as pessoas para dentro do campus, para que elas passem a conhecer melhor nossos espaços e nossa estrutura. O que queremos é que os curitibanos se sintam cada vez mais convidados a usufruir de tudo isso no dia a dia e a Constelação Natal está inserida nesses planos”, afirma o reitor da Universidade Positivo, Roberto Di Benedetto.
Nos 13 dias de evento, mais de 100 mil pessoas visitaram as atrações da Constelação Natal. Além disso, o espaço serviu como ponto de coleta para o projeto solidário da RPC, em parceria com o SESC, que visa arrecadar brinquedos para fazer mais feliz o Natal de crianças vulneráveis. Durante o evento, foram coletados 2.350 brinquedos para doação.
A Constelação Natal trouxe atrações 100% gratuitas à população, graças ao patrocínio de empresas como Itaipu e Hapvida NotreDame Intermédica e apoio de outras como Estapar e Sincronia. E não para por aí. No Passeio Público, o parque mais antigo da cidade, o Carrossel do Shopping Mueller foi o destaque, reunindo 180 mil visitantes. O mesmo número de espectadores foi registrado no Jardim Musical da Ademicon, no Jardim Botânico. O Show de Luzes e Cores no Jardim Botânico iluminou as noites de 86 mil espectadores. O Parque Tanguá, com sua decoração natalina, recebeu 80 mil visitantes, e o espetáculo do Oratório do Tanguá emocionou 40 mil espectadores. A Praça Santos Andrade foi ponto de encontro para 50 mil pessoas, e a decoração da Família Moletta deslumbrou 92.567 apreciadores do espírito natalino.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, comemora o crescimento do evento em 2023 e seu impacto positivo na cidade, nos encontros e no setor empresarial. Ela ressalta a importância do envolvimento das marcas no Natal Luz dos Pinhais.
O Natal de Curitiba é o maior do país em quantidade de programação. São atrações em toda cidade, do centro aos bairros. A participação das empresas nos permite incrementar experiências para os turistas. É uma forma singular de termos viabilidade econômica, operacional e, principalmente, de trazer novas experiências e de inovar nos projetos. As marcas trazem ideias, novas possibilidades. É por isso que conseguimos ter visibilidade, acessibilidade, inovação e inclusão. É um Natal para todos, tem a cara de Curitiba”, celebra Tatiana.
O Instituto já começou a planejar a edição de 2024 do Natal, visando enriquecer a experiência de moradores e visitantes com novidades. A parceria com as marcas deve seguir como um diferencial, buscando não apenas consolidar a colaboração já existente, mas também atrair novos participantes.
Trabalho e renda
O Natal de Curitiba não apenas fascina moradores e visitantes, mas também movimenta a economia da cidade. Há um aumento na geração de empregos e nas oportunidades para artistas e profissionais da cultura, muitos dos quais são contratados pela Fundação Cultural de Curitiba para participar de espetáculos, como bailarinos, assistentes de produção e direção, além de funções de bastidores, como sonoplastas e iluminadores.