
ARTIGO | Turismo & Negócios | Angélica Molteni Paixão*
POSTAGEM
DMOs (Destination Marketing Organizations) são organizações voltadas à promoção estratégica de destinos turísticos. Elas coordenam ações entre o setor público, privado e comunidades locais para criar uma imagem coesa e atrativa do destino, com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas, fortalecer a identidade local e gerar benefícios econômicos. Esse conceito é amplamente utilizado em diversas partes do mundo e tem mostrado excelentes resultados ao longo do tempo e tem como função unir o trade turístico.
A revista MICE desempenha esse papel. Ela facilita a colaboração entre os principais players do mercado. Isso fortalece a imagem de Curitiba como destino turístico inteligente, permitindo que a cidade se posicione de maneira mais estratégica no mercado, atraindo eventos e gerando mais negócios.
Os resultados de iniciativas semelhantes em outros destinos já são visíveis. Cidades que implementaram estratégias de DMOs observaram um aumento significativo no número de turistas, na captação de eventos internacionais e no desenvolvimento econômico local. Exemplos como os de destinos na Europa e América do Norte demonstram o impacto positivo dessa abordagem, com melhorias na infraestrutura, na oferta de serviços turísticos e na criação de empregos diretos e indiretos.
Além de aumentar o fluxo de turistas, os DMOs também desempenham um papel essencial na atração de eventos e negócios, gerando impacto direto na economia local e na geração de empregos.
Quando aplicados a destinos turísticos inteligentes, os DMOs têm um papel ainda mais significativo. Estes destinos utilizam tecnologia e inovação para melhorar a experiência dos turistas, oferecendo informações personalizadas e promovendo práticas sustentáveis. O marketing digital, alinhado às tendências globais, é uma das ferramentas chave para divulgar a cidade, engajando visitantes e turistas de negócios de forma mais eficiente.
Com esses esforços coordenados, Curitiba tem tudo para se consolidar como um destino turístico inteligente, com o marketing de uma DMO criando um impacto significativo na sua economia e visibilidade internacional.
* Angélica Molteni Paixão
é Ph.D. doutora em administração; mestre em turismo;
especialista em gestão de marketing;
administradora e turismóloga.
Ela é a diretora do Instituto MICE
e head de licenciamento do Grupo Air.